Texto do ministro presbiteriano Ewerton B. Tokashiki, publicado em seu blog Estudantes de Teologia no dia 14 deste mês. Usado com permissão.
Como a Bíblia veio à nós?
A origem, escrita e a preservação da Escritura Sagrada se deu num processo providencialmente orientado. Cremos que a mente infinita de Deus ao comunicar a revelação da sua perfeita vontade entra em contato com o finito e imperfeito. Por isso, ocorre sob o controle do Espírito de Deus a acomodação da revelação.
A Palavra de Deus é transmitida em categoria do pensamento humano, bem como à sua linguagem comum. Ela passa a participar e se manifesta com, em, através e além da cultura do escritor. Então, a Palavra de Deus registrada no Antigo e no Novo Testamento, sendo escrita por autores humanos, foi inspirada por Deus (2 Tm 3:16) garantindo a sua inerrância, autoridade, suficiência e clareza. Estas absolutas verdades existem na mente de Deus, que através da revelação vêm à mente do escritor original, e deste modo, na inspiração esta revelação registrou-se em Escritura: a Palavra de Deus em palavras humanas. Com a preservação dos manuscritos temos os textos atuais que precisam ser criteriosamente comparadas todas as cópias para termos o que foi originalmente escrito pelos autores. A tradução da Bíblia é o estágio final de sua acessibilidade aos leitores. Obtemos as nossas versões que procuram transmitir fielmente o significado essencial do texto original. Por fim, através da interpretação a verdade chega a mente do leitor comunicando proposicionalmente a verdade original da mente de Deus.
http://doutrinacalvinista.blogspot.com/2010/05/origem-escrita-preservacao-da-escritura.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Louvado seja Nosso Senhor, que deu ao homem discernimento e capacidade para compprender Sua Palavra e Vontade.
ResponderExcluirInteressante saber que mesmo havendo tantos idiomas, O SENHOR É SOBERANO!!!